Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-14 às 11h32

Ministério da Agricultura e Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto reunidos para debater desafios e projetos

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, visitaram, ontem, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP (IVDP), para debater diversos temas relevantes para o Douro e para o seu setor vitivinícola, assim como os desafios registados e novos projetos para o futuro.

A Região Demarcada do Douro (RDD) é a principal região vitícola portuguesa, com 46% do total das exportações portuguesas de vinho, em 2018, e 71% das exportações de vinho com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Desde os primeiros registos das suas exportações (em 1678), a DOP Porto evidenciou sempre uma vertente eminentemente exportadora. Em 2018, por si só, o vinho do Porto representou 38% do total das exportações portuguesas de vinho e 59% das exportações de vinho com DOP.

O Porto assume-se, claramente, como o vinho da RDD em que as exportações têm uma quota mais elevada (81% em valor e 82% em quantidade), contribuindo fortemente para que 65% do valor das vendas de vinhos da região com DOP/IGP sejam para exportação (63% da quantidade).

Em 2018 as vendas totais de vinhos da RDD com DOP/IGP atingiram quase 556 milhões de euros, correspondentes a pouco mais de 13,5 milhões de caixas (161,4 milhões de garrafas), sendo que as vendas de vinho do Porto situaram-se nos 369 milhões de euros para um volume de vendas de 8,1 milhões de caixas.

No presente ano, a comercialização de vinho do Porto tem registado um comportamento muito positivo. De janeiro a outubro de 2019, as vendas de vinho do Porto registaram um crescimento de 4% em quantidade (6,6 milhões de caixas vendidas) e de 5,4% em valor (303 milhões de euros), verificando-se também um aumento de 1,4% no preço médio.

Tags: vinho
Áreas:
Agricultura