Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-24 às 9h04

Membros do Governo tomam conhecimento da adaptação de instituições de Coimbra e Covilhã à crise sanitária

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, deslocam-se a Coimbra e à Covilhã esta sexta-feira, dia 24 de abril, para visitarem um conjunto de instituições de ensino superior e outras organizações que se adaptaram de forma célere e eficaz ao momento excecional que o país atravessa, resultado da crise sanitária mundial provocada pelo surto do novo coronavírus.

Às 9h30 visitam a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para tomar conhecimento do Projeto Piloto da Metodologia de Rastreamento da Covid-19 entre funcionários e utentes das estruturas residenciais para idosos, lares de terceira idade, forças de proteção civil, trabalhadores autárquicos, seguida pela CIM de Coimbra em articulação com a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro e em colaboração com a Universidade de Coimbra e diversas entidades da região.

Pelas 11 horas deslocam-se ao Laboratório de Biomecânica do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Superior Politécnico de Coimbra no qual estão a ser produzidas viseiras que estão a ser oferecidas a diversas instituições da região.

Segue-se uma visita à Universidade de Coimbra durante a qual participam, pelas 12 horas, numa reunião de avaliação do ensino a distância naquela instituição de ensino superior.

Pelas 13 horas visitam o Laboratório de Análises Clínicas instalado no laboratório UpCells, situado no antigo edifício da Faculdade de Medicina (Polo I), no qual são realizados testes de despistagem à Covid-19 solicitados pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Durante esta visita o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra assinam um protocolo que prevê a realização de testes de despistagem da Covid-19 em funcionários e utentes de lares de terceira idade de Coimbra (a confirmar).

Às 14 horas decorre nas instalações da UC a videoconferência "Heróis dos Testes" que envolve as várias instituições científicas que estão a desenvolver e a realizar testes de despistagem da Covid-19 em lares.

Pelas 17 horas visitam o Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, no qual estão a ser realizados testes de despistagem da Covid-19.

A partir das 17h30 deslocam-se ao UBIMedical, uma incubadora de empresas que desenvolvem, em articulação com as instituições de ensino superior da região, investigação, novas tecnologias e novos produtos gerando valor acrescentado para a economia. O MCTES, a MTSSS e a MCT visitam o LABFIT, uma das empresas que no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 começou a produzir um desinfetante das mãos de tipo solução hidro alcoólica.

Seguem em anexo as moradas dos locais que serão visitados esta sexta-feira