Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-11 às 19h58

Marca das quatro milhões de vacinas atingida na Póvoa de Varzim

Maria Helena Lordelo, de 64 anos, é a utente que recebeu a vacina número 4 milhões inoculada em Portugal. Esta vacina foi administrada pela enfermeira Ana Denise Silva, no Centro de Vacinação da Póvoa de Varzim, pelas 12h30 de hoje.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sublinha a aceleração do processo de vacinação, numa altura em que começa a haver mais vacinas disponíveis: «Foram precisos mais de dois meses para inocular o primeiro milhão de vacinas, 33 dias para o segundo, 19 dias para o terceiro e, agora, vemos que chegámos aos 4 milhões em apenas 14 dias. Isto é a evidência de que os nossos esforços de proteger o maior número de portugueses no mais curto espaço de tempo estão a surtir efeito».

Das quatro milhões de vacinas administradas, cerca de 2,9 milhões são primeiras doses, 1,1 milhões são segundas doses. (Incluem-se aqui as 18 mil vacinas já administradas da Janssen cujo esquema vacinal só necessita de uma dose para ser completo).

Neste momento, em Portugal Continental, mais de um terço (36%) da população adulta já tem pelo menos uma dose de vacina e 14% tem o esquema vacinal completo. Mantendo-se este ritmo, prevê-se que todas as pessoas com 60 ou mais anos sejam vacinadas, com pelo menos uma dose, até ao final de maio, havendo já algumas regiões do país onde estão já a ser vacinadas as pessoas com idades entre os 50 e os 60.
Áreas:
Saúde