Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-21 às 17h53

Mais de metade dos alunos resgataram vouchers de manuais escolares gratuitos

Mais de metade dos alunos, do 1.º ao 12.º anos, já têm os vouchers resgatados, isto é, nas primeiras semanas de operação da plataforma MEGA foram transacionados mais do dobro de vouchers do que no mesmo período do ano passado.

O Ministério da Educação saúda o facto de os encarregados de educação estarem a acompanhar o processo, uma vez que só assim é possível evitar uma concentração de pedidos.

Apesar de apenas um número residual de escolas ainda não ter disponibilizado a informação para a plataforma, tem-se verificado como muito útil a resposta prestada pelo serviço de atendimento da MEGA – via telefone ou por correio eletrónico. A maior parte dos pedidos de ajuda dos encarregados de educação prende-se com o esquecimento de passwords ou da conta de e-mail associada à plataforma que gere os manuais gratuitos.

A plataforma MEGA começou a operar no passado dia 3 de agosto, disponibilizando manuais aos alunos dos anos de continuidade, e a partir de 13 de agosto, aos alunos dos anos de início de ciclo.

Plataforma MEGA para famílias e livrarias

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou descarregar a app "Edu Rede Escolar". A partir de qualquer um destes dispositivos, têm acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

Já as livrarias, para fazerem parte do programa MEGA, tiveram de inscrever-se na área reservada da plataforma.

O início do ano letivo de 2020/2021 está previsto para 14 a 17 de setembro, sendo as primeiras cinco semanas especialmente dedicadas à recuperação de aprendizagens, perante os efeitos da crise pandémica dos últimos meses.
Áreas:
Educação