Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-09-22 às 15h40

Mais de cem infraestruturas desportivas vão ser renovadas ao abrigo do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas de 2020

Mais cem infraestruturas desportivas vão ser renovadas ao abrigo da edição de 2020 do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID).

A lista dos espaços que serão alvo de intervenções já está publicada (consultar aqui) e resulta de um número significativo de candidaturas que, de ano para ano, tem vindo a aumentar, atestando a relevância deste programa.

O PRID foi lançado em 2017 pelo Governo, dada a inexistência de planos/fontes de financiamento destinadas à requalificação de infraestruturas desportivas, bem como a inexistência de fundos comunitários aos quais clubes e associações se possam candidatar, no atual quadro financeiro de apoio.

Nesta quarta edição, foram alocados mais de 2 milhões de euros (que devem ser majorados com investimento local), distribuídos de norte a sul do País. A região Norte verá 25 infraestruturas reabilitadas ao abrigo do PRID 2020, o Centro, 26; Lisboa e Vale do Tejo, 30; Alentejo, 8; e o Algarve, 9.

As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, designadamente nas seguintes áreas:

- Adaptação e melhoramento das acessibilidades para mobilidade reduzida;
- Balneários e espaços sanitários;
- Eficiência energética (painéis solares, iluminação LED, entre outras);
- Remoção de amianto;
- Pisos desportivos;
- Coberturas, muros e bancadas;
- Ampliação de valências existentes.

As quatro edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de quatro centenas de infraestruturas desportivas, num investimento global de mais de 20 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, cerca de 7 milhões de euros.
Áreas:
Educação