Para assinalar o Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (23 de abril), a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o projeto Engenheiras por um Dia e o movimento Portuguese Women in Tech associam-se na organização de uma semana de atividades digitais e de (re)conhecimento do trabalho e trajetória de mais de 70 mulheres profissionais das áreas das engenharias e tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é dar visibilidade ao papel das mulheres nestas áreas de ensino e trabalho, de forma a incentivar as estudantes a seguirem estes percursos nas suas opções escolares, formativas e profissionais.
Atualmente as mulheres representam menos de dois em cada 10 profissionais das TIC em Portugal: a sua proporção neste grupo decresceu de 17,1% em 2005 para 14,7% em 2018 (Eurostat), e apenas cerca de 0,2% das adolescentes portuguesas aspiram a trabalhar nestas áreas (Instituto Europeu para a Igualdade de Género).
Procurando desconstruir preconceitos e estereótipos de género sobre profissões tecnológicas, o Engenheiras Por Um Dia vai realizar, entre os dias 20 e 24 de abril, várias atividades junto das escolas parceiras e outras escolas a nível nacional e recorrendo a plataformas de comunicação digital.
Estas atividades incluem sessões de role model com a participação de 70 mulheres ligadas às engenharias e tecnologias que partilharão a sua experiência académica e profissional, a realização de entrevistas a mulheres da família dos/as participantes que exerçam profissões nestas áreas, a visualização e discussão de filmes em contexto de aula ou, até, desafios para a construção de soluções TIC em período de confinamento social.
Desde o seu lançamento em outubro de 2019, a 3.ª edição do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que conta com 41 entidades parceiras (empresas, associações e municípios), 11 universidades e 30 escolas, já envolveu mais de 2000 alunas/os de várias faixas etárias.
O Engenheiras Por Um dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 - Portugal Mais Igual, sob a coordenação técnica da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género, em parceria com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.