Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-09-05 às 10h53

Mais 950 vagas para recém-especialistas e de saúde pública

O despacho do Secretário de Estado de Saúde, António Lacerda Sales, com a distribuição do contingente das 950 vagas do concurso de 1ª época dos recém-especialistas nas áreas hospitalares (911) e de saúde pública (39) foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

O aviso com a abertura do procedimento concursal conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente – áreas hospitalares e saúde pública – da carreira especial médica e da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com a natureza de entidade pública empresarial integrados no Serviço Nacional de Saúde, tendo em vista a constituição das 950 relações jurídicas de emprego, também foi publicado ontem em Diário da República.

(veja a distribuição das vagas por especialidade para a área hospitalar no documento anexo)

A abertura deste concurso vai ao encontro do Programa do XXII Governo Constitucional, designadamente, fortalecimento do Serviço da Nacional de Saúde e da sua capacidade de resposta às necessidades da população, através da melhoria do acesso e da qualidade, equidade e universalidade dos serviços prestados, do reforço de recursos humanos no SNS, particularmente, do recrutamento de médicos.

O Governo procura dotar a rede pública de serviços de saúde de pessoal médico, procurando, em especial, contemplar nesse reforço os serviços e estabelecimentos de saúde do SNS que, por serem mais periféricos, se debatem com carências.

A atual situação epidemiológica do país aumenta as exigências de resposta do SNS, e, como tal, as necessidades de recursos humanos, dando resposta também à necessidade de reforço da saúde pública e aumento da capacidade laboratorial.

Procurou-se não só observar a especial prioridade dada pelo Governo à saúde mental, contemplada no Orçamento do Estado para 2020, com pessoal médico que permita a concretização das equipas comunitárias de saúde mental em todas as administrações regionais de saúde, como ainda o reforço da consolidação das redes de referenciação hospitalar.

Salienta-se que este concurso apresenta a maior evolução do número de vagas nos últimos anos, com um aumento de cerca de 9,6% dos postos de trabalho em relação ao ano passado. Se compararmos com o concurso de 1ª época de 2016, o acréscimo de vagas é de quase 30%.
Áreas:
Saúde