Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-18 às 9h15

#LerAs3Marias: As 26 mulheres do XXII Governo Constitucional desafiam à leitura das Novas Cartas Portuguesas

Há 50 anos, Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa começaram a escrever as Novas Cartas Portuguesas, um dos livros que mais corajosamente desafiou os cânones do Estado Novo, e por isso foi por ele censurado e as suas autoras julgadas. Fundou também no nosso país os movimentos da segunda vaga feminista.

A área governativa da Presidência, que tutela as políticas de igualdade, decidiu assinalar, homenagear e dar visibilidade ao meio século desta obra promovendo um movimento digital de leitura participada.

Assim, entre hoje, dia 18 de maio, data de uma das cartas mais instigantes da obra - O Corpo -, e a próxima sexta-feira, dia 21 de maio, serão divulgadas nas redes sociais do Governo as leituras das 8 Ministras e 18 Secretárias de Estado, mas também de Maria Teresa Horta.

A iniciativa é uma homenagem às "3 Marias" e ao livro, bem como um apelo a que outras pessoas o venham a fazer, juntando-se a este movimento digital.

Como se lê na Terceira Carta V, de 1 de junho de 1971: Minhas irmãs: Mas o que pode a literatura? Ou antes: o que podem as palavras?

Os vídeos estarão disponíveis nas contas Youtube, Twitter e Facebook do XXII Governo.
Tags: mulheres
Áreas:
Presidência