Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-15 às 18h09

Layoff foi pago a 83 mil empresas

A Segurança Social procedeu ao pagamento, até esta sexta-feira, de 83.324 pedidos de layoff simplificado, que abrangem um total de 681 mil trabalhadores. Estes foram os pedidos apresentados até 30 de abril que foram considerados válidos, e que correspondem a 84% do total de pedidos apresentados.

No total, foram já pagos 284 milhões de euros às empresas ao abrigo deste mecanismo extraordinário, criado para salvaguardar a manutenção dos postos de trabalho.
84% dos trabalhadores abrangidos nestes processos encontram-se em suspensão do contrato e 16% em redução do horário de trabalho.

As empresas cujos processos não foram considerados válidos estão a ser notificadas pelo Instituto de Segurança Social, tendo 10 dias úteis a partir da notificação para poderem corrigir o processo ou regularizar situações de dívidas fiscais ou contributivas que impedem o acesso ao layoff simplificado.

No total, no âmbito das medidas excecionais de apoio, foram já pagos pela Segurança Social 394 milhões de euros, abrangendo 1 milhão e 113 mil pessoas e 129 mil empresas.