Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-10-01 às 16h42

Lagostim-vermelho será controlado através da pesca comercial

Foi aprovado o plano de ação nacional para o controlo do lagostim-vermelho-da-luisiana em Portugal continental. O controlo será efetuado através da captura de espécimes de lagostim-vermelho-da-Luisiana, utilizando métodos de pesca legalmente autorizados. Assim, através do exercício de uma atividade económica, procede-se à redução da pressão desta espécie exótica invasora sobre os ecossistemas naturais, sem a alocação adicional de recursos financeiros públicos. 

Devido à sua posição de charneira biogeográfica, Portugal tem condições de aclimatação de espécies não indígenas. Neste contexto, a proliferação de espécies exóticas invasoras é identificada na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 como uma das principais ameaças à biodiversidade.

Considerando que o lagostim-vermelho-da-Luisiana está incluído na Lista Nacional de Espécies Invasoras e disseminado em grande escala no território continental, tornou-se necessário estabelecer um plano de ação nacional para o seu controlo.
 
Caberá ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., exercer a coordenação, o controle, a vigilância e a monitorização deste plano de ação. 

Tags: pesca