Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-15 às 18h47

Jovens de 15 anos antecipam Cimeira Ministerial da ESA em Matosinhos e refletem sobre o futuro do Espaço na Europa

30 jovens de 15 anos de escolas do concelho de Matosinhos antecipam a agenda da Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) agendada para dia 19 de novembro no CEiiA em Matosinhos. Os jovens vão apresentar as suas ideias para o futuro do sector Espacial na Europa e discutirão o desenvolvimento desse setor com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esta terça-feira, dia 16 de novembro, pelas 11h30 numa sessão no CEiiA. 
 
Na mesma mesa onde os Ministros com assento na ESA debaterão no dia 19 de novembro os desafios propostos na Agenda da ESA para os próximos anos (Agenda ESA 2025), três dezenas de estudantes desafiam a Europa e antecipam a importância e o impacto do sector Espacial bem como a sua articulação com a Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Space 2030) para o desenvolvimento económico e social de Portugal e da Europa.  
 
O diálogo será dinamizado pelo Ministro Manuel Heitor e tem em vista incentivar os jovens a refletir acerca da importância e do impacto do setor espacial na Europa, com enfase no papel cítrico que os sistemas espaciais de alta resolução, baseados em imagens de satélite, podem contribuir para os desafios da transição ecológica e da neutralidade carbónica nas próximas décadas. As principais questões a debater com os jovens incluem:
 
Que tipo de informação deverão os satélites captar para estimular reduzir em 55 % as emissões de CO2 até 2030?
Como garantir que os satélites podem facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais?
Como proteger o aumento crescente dos satélites e "ativos" espaciais e garantir que os satélites não colidem entre si, nem que o lixo espacial venha a acusar desastres na Terra?
Como garantir o aumento da utilização da informação de satélites pro toda a população?
 
O evento de dia 16 de novembro, pelas 11h30,  é promovido pelo CEiiA e a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) em colaboração com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva.