Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-03-23 às 18h12

Joana Mendonça é a nova presidente da Agência Nacional de Inovação

Joana Mendonça, Professora Associada de Gestão da Inovação do Instituto Superior Técnico (IST), foi hoje nomeada nova presidente do Conselho de Administração da ANI – Agência Nacional de Inovação, sendo a primeira vez que a instituição é presidida por uma mulher. O Conselho de Administração inclui ainda Eduardo Bacelar, do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho e responsável durante os últimos anos pela colaboração entre a Universidade do Minho e a Bosch Car multimédia, e João Borga, diretor executivo da Startup Portugal.

A nomeação dos novos órgãos sociais da ANI para triénio de 2021-2023 decorreu esta manhã durante a Assembleia Geral da Agência. Nuno Mangas, atual presidente do Compete, antigo presidente do Politécnico de Leiria e antigo Presidente do IAPMEI, será o novo presidente da Assembleia Geral da ANI. Paulo Ferrão, do IST e antigo presidente da FCT assumirá os cargos de vice-presidente e secretário.

O novo Conselho de Administração e órgãos sociais iniciarão funções até ao início de maio de 2021. A ANI tem como objetivo estimular e promover a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais. Compete à ANI prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030, nomeadamente o estímulo do investimento privado em investigação e desenvolvimento (I&D), a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente instituições de ensino superior e centros de interface, com vista à promoção das suas capacidades, competências e resultados da política de apoio à inovação.

Veja as notas biográfica no documento abaixo
Tags: inovação