Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-14 às 14h38

Investigar o impacto da Covid-19 nas desigualdades de género e na violência contra as mulheres e a violência doméstica

O concurso Gender Research 4 COVID 19, lançado hoje pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) numa iniciativa conjunta das áreas da cidadania e da igualdade e da ciência e do ensino superior, com uma dotação total de 500 mil euros, vai apoiar novos estudos sobre os impactos de género da atual pandemia.

Esta iniciativa pretende estimular novos trabalhos de investigação sobre os constrangimentos colocados pelas relações sociais de género na reação individual, familiar, económica e sanitária, de modo a facilitar estratégias informadas para combater a desigualdade de género e a violência contra as mulheres e a violência doméstica.

São consideradas três linhas de investigação:

1) Género e mercado de trabalho, desde os efeitos diferenciados no emprego e desemprego, ao teletrabalho e às dificuldades de conciliação, e ao papel das mulheres em setores na chamada "linha da frente" do combate à crise.

2) Quotidianos, estereótipos e papéis de género, focando na dimensão do peso dos cuidados à família e tarefas domésticas associada aos papéis de género e da conciliação do teletrabalho com o cuidado e apoio às atividades escolares.

3) Violência contra as mulheres e violência doméstica, focando nos padrões e dinâmicas de violência, respostas do Estado e sociedade, e produção de ferramentas e instrumentos de prevenção e resposta.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.