Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-27 às 8h50

Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência ativado para apoiar projetos em Cabo Delgado

Face ao agravamento da situação humanitária na província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi decidido ativar o Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência (IRR), coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., disponibilizando 250 mil euros para a operacionalização de intervenções de ONGD nessa região.

No âmbito deste Instrumento, foram apresentados cinco projetos, por cinco ONGD nacionais, tendo sido selecionados os projetos das ONGD HELPO e OIKOS.

O projeto da HELPO tem por principal objetivo aumentar a segurança alimentar das famílias deslocadas com grávidas e crianças a cargo, no bairro de Mahate (na cidade de Pemba), através da distribuição de mais de dois mil kits de sobrevivência e de rastreios nutricionais a mulheres grávidas e lactantes, crianças e jovens. No âmbito deste projeto, serão apoiadas 7.116 crianças das escolas primárias, 78 mulheres grávidas e 461 famílias de acolhimento do bairro de Mahate.

O projeto da OIKOS visa garantir o acesso das pessoas deslocadas pelo conflito, em Palma, a bens essenciais de primeira necessidade, para a retoma das rotinas de higiene e preparação de alimentos, nas famílias de acolhimento e nos centros de acolhimento temporário instalados no distrito de Montepuez. Serão abrangidas, de forma direta, 1.800 famílias deslocadas, em particular famílias vulneráveis chefiadas por mulheres, idosos, órfãos e crianças, e 1.350 famílias de acolhimento de pessoas deslocadas também em situação de vulnerabilidade, no distrito de Montepuez.

O IRR foi criado ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2015, de 27 de agosto, que aprovou a Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência.

A ativação deste Instrumento enquadra-se no apoio que Portugal tem estado a mobilizar para a província moçambicana de Cabo Delgado, quer a nível bilateral, quer a nível multilateral, incluindo no quadro da União Europeia.
Tags: Moçambique