Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-12-20 às 16h43

Informação sobre pedidos de esclarecimento relacionados com o leilão solar flutuante

Encontrando-se a decorrer o prazo para pedidos de esclarecimento relacionados com o leilão solar flutuante, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática informa que: 

O objetivo nacional do Plano Nacional Energia Clima (PNEC) de atingirmos, até 2030, 47% de fontes renováveis no consumo final de energia, implica duplicar a capacidade instalada em tecnologias renováveis para a produção elétrica por volta do ano de 2027, altura em que a tecnologia solar contribuirá com cerca de 8,1 a 9,9 GW (em 2030).

Apesar da energia solar ser uma das fontes endógenas renováveis mais abundantes em Portugal, esta tem uma expressividade extremamente reduzida, quando se compara com outros países europeus com condições de exposição solar manifestamente inferiores. Vejam-se os casos da Alemanha e do Reino Unido que têm, respetivamente, 54 e 15 vezes mais capacidade solar fotovoltaica instalada do que Portugal (Fonte: Eurostat, dados relativos a 2019).

A penetração da energia solar no Sistema Elétrico Nacional tem sido lenta: entre 2016 e 2019, apenas 386 MW de novas centrais fotovoltaicas foram efetivamente instalados (dados relativos a centrais, não inclui a pequena produção). 

Em 2021 (até setembro), a capacidade instalada de solar fotovoltaico em Portugal rondava 1,3 GW, enquanto a produção anual estava nos 2,0 GWh (6% da produção total renovável).

Leia o comunicado na íntegra em anexo.