Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-18 às 18h36

Inauguração do «VIASEF – In Vivo Arthropod Security Facility»

O "VIASEF – In Vivo Arthropod Security Facility" é inaugurado esta segunda-feira, dia 21 de junho, pelas 14h30, durante uma sessão na Sala Fraga de Azevedo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e transmitida online, que conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Trata-se de uma infraestrutura de alta segurança na qual as comunidades académica, científica e empresarial podem desenvolver estudos "in vivo" com artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, vetores de agentes patogénicos causadores de doenças humanas.

O laboratório assume especial relevância no momento atual tendo em conta que reúne condições para o desenvolvimento de projetos que envolvam agentes patogénicos de risco biológico de nível 3, como o vírus chikungunya, corona ou estirpes de Mycobacterium tuberculosis multirresistentes.

Financiado maioritariamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, o VIASEF é um exemplo de desenvolvimento científico e inovação tecnológica, em termos nacionais e internacionais.