Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-23 às 18h27

IHRU assina acordos para dar apoio a mais 2665 famílias no âmbito do 1.º Direito

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou nos últimos dias mais cinco acordos de colaboração com autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, somando agora 76 acordos. São mais 2665 famílias identificadas.

De recordar que nos acordos de colaboração em curso foi já possível concretizar 859 habitações para entregar a famílias identificadas e que viviam em condições indignas.
Os acordos assinados nos últimos dias com Anadia, Loures, Oliveira do Bairro, Póvoa de Varzim e Vagos permitirão dar resposta a 2665 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 1 788 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector.

Homologados pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, os acordos assinados com o IHRU definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de cerca de 175 milhões de euros, dos quais 85,7 milhões de euros são financiamento a fundo perdido.

As modalidades de soluções habitacionais previstas nestes Acordos de Colaboração passam por reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.
Tags: habitação