Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-01 às 11h23

Governo saúda entrada em vigor do Acordo de Comércio Livre entre a UE e o Vietname

É com satisfação que o Governo português saúda a entrada, hoje, em vigor do Acordo Comércio de Livre entre a União Europeia (UE) e a República Socialista do Vietname.

A entrada em vigor deste novo Acordo representa um sinal de confiança na vitalidade da economia mundial e uma aposta no comércio livre como um importante instrumento para a sua recuperação. É também de registar a importância deste Acordo para uma maior autonomia da União Europeia através da diversificação de mercados e das cadeias de abastecimento.

O Governo Português assinala também o contributo do Acordo para o reforço da relação da UE com os países da ASEAN e, em particular, com o Vietname, que é uma das economias mais dinâmicas da Ásia - este é o segundo Acordo de Comércio Livre que a UE celebra com um país do Sudeste Asiático, a seguir a Singapura.

O Governo Português considera que este Acordo é comercialmente ambicioso e reforçado por compromissos na área dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável

Em 2019, 293 empresas portuguesas exportaram para o Vietname. O Governo português está confiante que a entrada em vigor do Acordo permitirá também um substancial reforço das relações comerciais bilaterais.