Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-01-30 às 19h53

Governo promove protocolo entre IP e universidades para residências de estudantes nas estações ferroviárias

Foi assinado hoje o Protocolo entre a Infraestruturas de Portugal, o ISCTE e a Universidade Nova para a instalação de residências para estudantes universitários na área das estações de comboios da Área Metropolitana de Lisboa.

A estação de Santa Apolónia, onde decorreu a assinatura do protocolo, será um dos primeiros edifícios a ser inaugurado para este fim, estando também previstas residências para o Pragal, Carcavelos, Monte Abraão e Portela de Sintra. Nestes locais estima-se que possam ser disponibilizadas à volta de 240 camas em cada.

O investimento será da ordem dos 30 milhões de euros, sendo que o grande objetivo é reduzir custos com alojamento para os estudantes que entrem nas universidades da região de Lisboa.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, lembrou que uma das missões do Estado passa por "garantir que qualquer jovem, seja de que parte do país for e tendo a capacidade para entrar numa universidade na zona de Lisboa, possa fazê-lo mesmo que não tenha capacidade financeira para tal". E é por isso que "o património que ainda temos nas nossas empresas públicas tem que ser usado para habitação a custos acessíveis".

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sublinhou o empenho de todas as instituições envolvidas neste protocolo no sentido de "se melhorarem as condições de acesso à habitação para os estudantes do Ensino Superior". Salientou ainda que esta iniciativa se insere num quadro mais alargado de projetos, que integram o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), cujo objetivo é disponibilizar mais 12 mil novas camas para a população estudantil até ao final desta legislatura.

O evento contou também com as presenças dos Secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, das Infraestruturas, Jorge Delgado, e a da Habitação, Ana Pinho, e ainda dos Reitores das Universidades envolvidas e de membros do Conselho da Administração da IP.

As cinco localizações já definidas serão agora alvo da realização dos estudos e avaliações necessárias para aferir a viabilidade dos projetos.