Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-15 às 16h35

Governo aprova aquisição de comboios para a CP e novo Centro de Competências Ferroviário

O Conselho de Ministros aprovou hoje três diplomas ligados à ferrovia, prosseguindo o investimento no setor e dando seguimento à prioridade ao serviço público de gestão de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias.

1. Concurso para adquirir 117 novos comboios – 819 milhões de euros
2. Reprogramação dos encargos plurianuais para aquisição de 22 comboios - 158 milhões de euros
3. Criação da Associação Centro de Competências Ferroviário - 6,35 milhões de euros
4. Foi ainda dada autorização à IP, por despacho, para a contratação de estudos e projetos no âmbito do PNI 2030

1. Concurso para adquirir 117 novos comboios, com mais 36 de opção 

A CP é autorizada a lançar um concurso para adquirir 117 novos comboios, com mais 36 de opção, que se dividem em:
? 62 automotoras elétricas para serviço urbano, com mais 36 de opção;
? 55 automotoras elétricas para serviço regional.

As 62 automotoras de serviço urbano irão servir para substituir material circulante obsoleto e reforçar o serviço ferroviário nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, permitindo responder ao aumento de procura e sobrelotação de alguns serviços que se verificou antes da pandemia.

? 34 unidades para a linha de Cascais, substituindo as atuais 29 unidades com mais de 50 anos e permitindo reforço do serviço;
? 16 unidades para reforço das restantes linhas da Área Metropolitana de Lisboa (Sintra, Azambuja e Sado);
? 12 unidades para reforço dos serviços Urbanos do Porto (linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco de Canaveses).

Com estes novos comboios, estima-se poder aumentar a oferta de lugares nos comboios suburbanos de Lisboa e Porto em até 20%.

Fica ainda em aberto a opção de se adquirir até mais 36 unidades, 24 para a Área Metropolitana de Lisboa e 12 para a Área Metropolitana do Porto, aproveitando a capacidade que vai ficar disponível na infraestrutura com os investimentos previstos no PNI2030 de forma a maximizar a transferência modal para o transporte coletivo.

As 55 automotoras de serviço regional pretendem substituir um conjunto de comboios que já completaram 50 anos que prestam serviço em todas as linhas eletrificadas do país. Os novos comboios trarão uma melhoria significativa da qualidade do serviço ferroviário em todas as regiões do país e, assim, a atratividade do transporte ferroviário como alternativa ao transporte individual.

O investimento no fornecimento base de 117 unidades ascende a 819 milhões de Euros, que irão ser comparticipados por fundos comunitários do Fundo de Coesão e do FEDER.

Esta será a maior encomenda de sempre de material circulante para a CP.

2. Reprogramação dos encargos plurianuais para aquisição de 22 comboios

São reprogramados e atualizados os encargos plurianuais para a aquisição de 12 unidades automotoras bimodo e 10 unidades automotoras Elétricas e respetivas peças e ferramentas especiais.

Trata-se da aquisição do material circulante que foi alvo de impugnação judicial, o que provocou atrasos e a necessidade de se rever o montante máximo de despesa associado ao investimento. O contrato com a Stadler foi assinado por cerca de 158 milhões de euros, tendo ficado abaixo do montante máximo inicialmente autorizado para este investimento (cerca de 168 milhões).

Leia o comunicado na íntegra