Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-01-31 às 19h40

Fundo Revive Natureza: Reabertos concursos relativos aos 3 imóveis de Castro Marim

No âmbito do Fundo Revive Natureza, foram hoje reabertos os concursos, que se encontravam suspensos, relativos aos 3 imóveis localizados no concelho de Castro Marim - «Antigo Posto Fiscal da Corte Velha», «Antigo Posto Fiscal da Junqueira» e «Antigo Posto Fiscal do Cinturão». O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 28 de abril, com toda a informação disponível em www.revivenatureza.pt.

Neste momento é possível apresentar candidaturas para 10 imóveis afetos ao Fundo Revive Natureza, uma vez que também se encontram a decorrer, até dia 14 de março, os concursos relativos aos seguintes 7 imóveis: 

- «Casa Florestal de Sapadores», no distrito de Coimbra e concelho da Figueira da Foz
- «Casa de Cantoneiros de Poio Negro», no distrito da Guarda e concelho de Manteigas
- «Casa de Jones», no distrito da Guarda e concelho de Manteigas
- «Moinhos da Corredoura», no distrito da Guarda e concelho de Celorico da Beira
- «Casas Florestais do Bloco do Talhão 1», no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande
- «Casa Florestal de Praia», no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande
- «Casa Florestal do Pedrógão», no distrito e concelho de Leiria

Recorda-se que no âmbito de 25 concursos já encerrados, respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais, foram apresentadas e analisadas 367 candidaturas, o que reflete o grande interesse demonstrado por parte dos privados na reabilitação e valorização deste património devoluto há anos, mas com um elevado potencial de atração turística. Todos estes imóveis têm já a decorrer projetos inovadores que irão dar nova vida às "Casas da nossa história", gerar riqueza e criar novos postos de trabalho.

O Fundo Revive Natureza chegou ao final de 2021 com 38 concursos lançados, dos quais 32 respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 6 relativos a estações de caminho de ferro. 

Refira-se, ainda, que aos primeiros concursos para atribuição de direitos de exploração sobre as 6 estações ferroviárias, lançados a 28 de setembro de 2021 e cujo prazo para apresentação de candidaturas terminou no passado dia 26 de janeiro, foram apresentadas 11 propostas. Tendo havido manifesto interesse para as 6 estações, uma vez que todas obtiveram pelo menos uma candidatura, aquela que suscitou maior procura foi a do Vimieiro, localizada no concelho de Arraiolos. Durante o ano de 2022, a TF Turismo Fundos, em conjunto com a IP Património, pretende lançar os restantes concursos relativos às estações ferroviárias. 

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirma que «entraremos em 2022 ainda com mais vontade de contribuir para um país mais sustentável, mais competitivo, mais inovador, promovendo o turismo de natureza em Portugal». A Secretária de Estado do Turismo acredita, ainda que «num futuro próximo, todos nós poderemos reviver estes imóveis e embarcar em novas experiências para conhecer o património natural, cultural e histórico dos territórios».