Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-19 às 9h20

Fundo Ambiental dá 1,25 milhões de euros ao Programa Condomínio de Aldeias

O Fundo Ambiental apoia com 1,25 milhões de euros o Condomínio de aldeias — Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta, tendo recebido 31 candidaturas. Estas vão agora ser submetidas a avaliação por um conjunto de peritos que determinarão a elegibilidade e o mérito de cada uma, face aos objetivos deste aviso.

A taxa máxima de cofinanciamento é de 100%, incidindo sobre o total das despesas elegíveis, com apoio até 50 mil euros por candidatura. No entanto, não pode exceder os 25 mil euros por Condomínio de Aldeia.

Pretende-se que os proprietários e demais titulares de direitos reais sobre os prédios rústicos na envolvente de áreas edificadas assumam a gestão ativa dos territórios rurais, numa perspetiva colaborativa também com as entidades locais.

Como beneficiários elegíveis às ações enquadradas nos objetivos do presente Aviso são considerados: municípios, comunidades intermunicipais e as freguesias. Valoriza-se, além disso, a implementação do projeto através de parcerias com organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal e de baldios, organizações não governamentais de ambiente e associações de desenvolvimento local.
Tags: floresta