Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-26 às 13h33

Fundo Ambiental apoia a construção de ciclovias em 3,8 milhões de euros

Foram assinados os contratos de financiamento para a construção de nove ciclovias de interligação municipal. Financiados pelo Fundo Ambiental em 3,8 milhões de euros, estes projetos permitem avançar com ciclovias de ligação entre municípios da Área Metropolitana de Lisboa e entre o Fundão e a Covilhã.

Lisboa, Odivelas, Loures, Oeiras, Amadora, Sintra, Fundão e Covilhã foram os municípios beneficiários deste aviso do Fundo Ambiental, de 2019, que promovia a construção de ciclovias entre aglomerações contíguas. Será assim apoiada a construção de cerca de 46 quilómetros de vias para bicicletas, que representam um investimento total de cerca de 12 milhões de euros.

Este apoio do Fundo Ambiental, que teve igualmente uma edição o ano passado, cujos resultados serão conhecidos em breve, inscreve-se na estratégia do Governo de promoção da mobilidade suave. O Programa Portugal Ciclável 2030 (PC2030) é constituído por três subprogramas, cada um dos quais respeitante a situações distintas: 1) Interconexões entre Aglomerações Relevantes, 2) Articulação entre Aglomerações Contíguas e 3) Ciclovias Estruturantes em Aglomerações Isoladas.

O PC2030 prevê, até 2030, a construção de cerca de mil quilómetros de ciclovias e um financiamento de 300 milhões de euros, que, estima-se, permitirá uma poupança de emissões de dióxido de carbono até 50 mil toneladas.
Tags: mobilidade