Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-03-27 às 17h42

Fundação para a Ciência e a Tecnologia lança concurso orientado para processamento de dados da Covid-19

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lança esta segunda-feira, dia 30 de março, o concurso "AI 4 COVID19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública".

É a 3ª edição do programa destinado a projetos de investigação no domínio da Ciência dos Dados e Inteligência Artificial aplicada à Administração Pública, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030), todavia, e tendo em conta a crise sanitária que o mundo enfrenta, este ano o concurso é exclusivamente orientado para o processamento de dados no âmbito da pandemia do novo coronavírus SARS CoV2 e da doença Covid-19.

O "AI 4 COVID-19" visa apoiar projetos e atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) que contribuam para combater a atual e futuras pandemias através da ciência dos dados e da inteligência artificial, desenvolvidos em parceria entre a administração pública e as instituições de I&D, com enfoque no apoio aos cidadãos e aos serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde, e cujas iniciativas tenham uma duração de 24 a 36 meses.

Cada projeto terá um financiamento até 240 mil euros, sendo o valor total desta linha de financiamento agora lançada de 3 milhões de euros. O "AI 4 COVID-19", focado especificamente no estímulo ao desenvolvimento de formas e sistemas de processamento de dados, vem complementar uma linha de financiamento excecional lançada esta semana pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), a "Research 4 COVID19", para apoiar atividades de I&D orientadas para aplicações imediatas de combate ao Covid-19.

O prazo de candidaturas decorre entre esta segunda-feira, 30 de março, até 28 de maio, e toda a informação acerca do concurso estará disponível na página do "AI 4 COVID-19".