Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-11-22 às 21h20

Fitch reitera perspetiva positiva para Portugal

A agência de notação financeira Fitch decidiu hoje reiterar o rating da República Portuguesa em BBB, com perspetiva positiva. 

A agência Fitch destaca como pontos fortes da economia portuguesa, em comparação com outras economias com a mesma notação, a manutenção da estabilidade política e institucional e o maior nível de rendimento per capita. A Fitch reitera ainda a confiança nas opções de política económica e orçamental do Governo. 

Num contexto de desaceleração da procura externa, a economia portuguesa tem-se mostrado resiliente e mantido um crescimento equilibrado, apoiado por uma dinâmica positiva da procura interna, com destaque para o investimento. No que respeita à orientação das finanças públicas, a Fitch acompanha as perspetivas do Governo para o saldo orçamental, assim como a trajetória de redução sustentada do rácio da dívida pública e uma estratégia de gestão da dívida prudente, incluindo o aumento da maturidade média, a diversificação da base de investidores e a manutenção de uma almofada de liquidez adequada. 

A Fitch destaca a robustez do sistema bancário, onde existiram avanços significativos na redução do rácio de crédito malparado, identificando riscos limitados para a estabilidade financeira. A agência destaca ainda a importância do pagamento antecipado de 2000 ME ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira e a redução das responsabilidades contingentes. 

Depois de a DBRS ter decidido, em outubro, aumentar a notação da República, as principais agências internacionais apresentam uma perspetiva positiva para a dívida soberana portuguesa, antecipando assim futuras subidas de rating. 

O Governo prosseguirá o objetivo de um saldo orçamental equilibrado, em 2020, num quadro de manutenção de contas públicas sólidas, o qual se afigura de grande importância para a continuação de um crescimento sustentado e inclusivo da economia portuguesa nos próximos anos.
Tags: mercados
Áreas:
Finanças