Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-16 às 17h06

Financiamento aprovado de quase 14 milhões de euros para projetos turísticos no interior

São já conhecidos os primeiros projetos financiados ao abrigo do 2º Aviso da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar, 85 candidaturas envolvendo um investimento global de mais 22 milhões de euros e um incentivo de quase 14 milhões de euros.

Os investimentos são diversificados, contribuindo para a oferta turística nacional, destacando-se projetos associados ao Enoturismo, Turismo Termal, Cycling and Walking, Autocaravanismo, Turismo Industrial, Turismo Cultural e Literário, Turismo Equestre, Rotas e Praias Fluviais. Destaca-se também a significativa atenção à acessibilidade e ao Turismo Inclusivo.

Os projetos são dinamizados por entidades públicas e privadas, destacando-se no primeiro grupo as autarquias, sempre em estreita articulação com as Entidades Regionais de Turismo.

Estes números foram anunciados hoje pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, numa deslocação ao Alentejo, promovida pela Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo.

A Secretária de Estado salientou a dinâmica da região que representa cerca de 37% dos projetos aprovados, no presente aviso, envolvendo um investimento global de 8 milhões de euros e um incentivo superior a 5 milhões de euros.

Entre os projetos aprovados registam-se o relativo à Praia Fluvial do Alqueva com um investimento de cerca de 500 mil euros e o da Praia Fluvial de Azenhas D`El Rei do Alandroal, com um investimento de 354 mil euros. A cada um destes projetos foi atribuído um incentivo de 300 mil euros.

Estas iniciativas contribuirão para a dinamização de rede de praias fluviais, onde estão incluídas também as praias de Monsaraz, Mourão, Amieira e Cinco Reis.

Sobre o Valorizar

O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, através, nomeadamente, da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.

A Linha especifica de Apoio à Valorização Turística do Interior tem por objetivo apoiar projetos e iniciativas que, por meio de atividades com relevância ou interesse para o turismo, contribuam para o desenvolvimento do interior e para a coesão económica e social do território.

O Programa Valorizar, dinamizado pelo Turismo de Portugal, IP, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros.