Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-02-04 às 10h34

FEAMP com a melhor execução dos fundos no último trimestre de 2020

Os pagamentos efetuados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que, no último trimestre de 2020, atingiram os 24,7 milhões de euros, registaram a maior variação comparativa, com um acréscimo de 7 pontos percentuais (p.p.), seguido pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola e Desenvolvimento Rural) com 4,7 p.p. e pelo FSE (Fundo Social Europeu) + IEJ (Iniciativa Emprego Jovem) com 4,5 p.p. segundo o Boletim dos Fundos, divulgado esta semana pela Agência de Desenvolvimento e Coesão.

No que respeita ao volume de pagamentos, as maiores variações registadas na taxa de pagamento, no referido trimestre, verificaram-se no FEAMP com 4,3 p.p..

É de salientar que o programa MAR 2020 cumpriu em junho a regra do N+ 3, cujo prazo só terminava em dezembro, e que a execução é superior aos outros Estados-membros com envelopes financeiros comparáveis, como Espanha, França, Itália e Grécia. 

É também de realçar que, no final do ano de 2020, foram aprovados novos projetos de investimento produtivo das empresas da aquicultura e da transformação de produtos da pesca e da aquicultura, para promover a recuperação da atividade económica, que ascendem a 45,9 milhões de euros e que contam com um apoio público de 17,7 milhões de euros do programa Mar 2020, a realizar em 2021 e 2022.
Áreas:
Mar