Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-04 às 17h39

#EstudoEmCasa com emissão especial no Dia Mundial da Língua Portuguesa

O #EstudoEmCasa tem emissão especial, esta quarta-feira, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Todos os 30 blocos pedagógicos temáticos do dia, do ensino básico e do ensino secundário, serão dedicados à data, proclamada pela UNESCO em 2019.

Sob o grande lema "Liberdade da Língua Portuguesa como identidade nacional e internacional, através da escrita, da música, da arte, da cultura, da ciência, do desporto, da economia, e de outras formas de expressão", serão mais de 7 horas de emissão do #EstudoEmCasa na RTP Memória, no caso do ensino básico, o mesmo acontecendo com os conteúdos do ensino secundário, disponíveis nas posições 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da TDT e 444 das operadoras por cabo.

Com convidados especiais em estúdio, de diferentes áreas – músicos, apresentadores, militares, escritores, desportistas, académicos, etc. - serão ainda transmitidos diálogos e webinars com escolas do território nacional, com algumas das Escolas Portuguesas no Estrangeiro ou com escolas de países com forte presença de comunidades portuguesas.

Assim, personalidades como José Luís Peixoto, Isabel Alçada, Catarina Furtado, Dino d’Santiago, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, Jorge Pina, entre outros, bem como escolas, alunos e professores de todo o mundo – Ponte de Lima, Rio Maior, Alpiarça, Timor, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique, Suíça, Alemanha, Espanha ou Irlanda - associam-se ao Dia Mundial da Língua Portuguesa através do #EstudoEmCasa.

Deste modo, todos os blocos pedagógicos temáticos assinalam e celebram a Língua e a Cultura, da ciência à arte, passando pela história, economia, filosofia, línguas, oceanos e cidadãos. Destaque para a aula de Educação Física do 1.º ciclo (com transmissão na RTP Memória às 10h00), em que foi organizada uma coreografia feita em diferentes escolas do território nacional e da CPLP, bem como para a de Educação Artística dos 2.º e 3.º ciclos (com transmissão na RTP Memória às 12h30), em que os músicos Pedro Pereira e Ana Teresa Mateus compuseram uma música original para o #EstudoEmCasa.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Áreas:
Educação