Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-01 às 18h24

Estratégias Locais de Habitação aprovadas já abrangem 21 mil famílias

São já 34 as Estratégias Locais de Habitação (ELH) no âmbito do programa 1.º Direito entregues pelos municípios ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Alfândega da Fé, Almada, Arruda dos Vinhos, Celorico da Beira, Évora, Funchal, Guimarães, Lisboa, Lousada, Mortágua, Oeiras, Ovar, Porto, Silves, Torre de Moncorvo e Viseu são os municípios que viram já as suas propostas validadas pelo IHRU. No total, as ELH entregues abrangem cerca de 21 mil famílias em carência habitacional. Além destas 34 ELH, outras 130 estão em elaboração.

Hoje deu-se início às obras de requalificação do bairro social João de Deus, em Arruda dos Vinhos, que foi o primeiro município a assinar no ano passado o contrato no âmbito deste programa. A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, esteve presente na cerimónia que marcou o início da empreitada, num investimento de 1,8 milhões de euros.

A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, contempla a requalificação de 16 moradias e a construção de um bloco habitacional de três pisos, com 15 fogos, e a requalificação paisagística da zona envolvente ao bairro.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito, que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevê um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.
Tags: habitação