Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-10 às 14h21

Escolas assinalam Dia da Internet Mais Segura

"Juntos por uma Internet melhor" é o tema, deste ano, do Dia da Internet Mais Segura que se celebra esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, em mais de 150 países por todo o mundo.

Em Portugal, nas escolas de norte a sul do país, alunos e professores vão promover várias atividades para assinalar a efeméride, no âmbito da cidadania digital, e enquadradas no plano de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, recentemente lançado pelo Ministério da Educação. Numa sociedade inclusiva, que se pretende cada vez mais digital, importa prevenir os riscos associados às oportunidades criadas pela poderosa ferramenta que é a Internet, promovendo uma utilização mais segura e responsável deste instrumento, com enfoque nos valores do respeito, da igualdade, da tolerância e da não violência, em especial junto dos utilizadores mais novos.

Ciente de que a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na promoção destes valores, bem como na prevenção e combate a todas as formas de violência, incluindo o ciberbullying, o Governo lançou, em outubro do ano passado, o plano "Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência", que pretende dotar as comunidades educativas de uma série de instrumentos que ajudem a prevenir e combater esta nova forma de violência, sobretudo entre os mais jovens.

Um dos eixos principais deste plano é o da formação, que tem estado a ser trabalhado por especialistas na matéria. Neste âmbito, em janeiro foi lançada a segunda edição do Massive Open Online Course (MOOC) - "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir", destinado a professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados na temática.

Estão também a ser ultimados os guiões de formação a disponibilizar aos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e serão produzidos, a breve trecho, materiais/referenciais de formação e propostas de atuação com os alunos, tanto para docentes, como para psicólogos.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Áreas:
Educação