Sobre a manchete do Público de hoje, 17 de novembro, «O Governo falha prazos do Ferrovia 2020 e projetos derrapam para depois de 2023», cumpre esclarecer o seguinte:
O Plano Ferrovia 2020 é um plano ambicioso de investimento de cerca de dois mil milhões de euros, que está em curso e que irá ser concluído na íntegra.
Apesar da complexidade de alguns projectos e dos constrangimentos de várias natureza, que são geradores de atrasos que a IP tenta minimizar, mas não consegue eliminar, não há nenhum projeto que tenha sido abandonado ou tenha saído do plano Ferrovia 2020.
Temos obras já concluídas, como a Linha do Minho ou a Linha da Beira Baixa, e a menos de um ou dois projetos que estão a ser finalizados e cujo concurso para obra será lançado muito em breve, tudo o resto está já em fase de obra. Não será perdido um cêntimo do Quadro financeiro Plurianual PT2020.
Da utilização de fundos do PT2030. Todas as obras que sejam feitas a partir daqui já são financiáveis pelo do PT2030, por isso, estamos a prever alocar alguma dessa verba a projectos que estão já em curso e que fazem parte do programa do Ferrovia 2020. Desta forma, poder-se-ão aproveitar oportunidades de aumentar as taxas de financiamento, bem como dar mais flexibilidade a gestão financeira dos empreendimentos, reduzindo os riscos de execução.
Esclarece-se por isso que as obras referidas na peça, como a modernização das linhas de Cascais e Douro não deixarão de ser financiadas pelo PT2020 como previsto. Simplesmente poderão também já usufruir de verbas do PT2030.