A partir de hoje, e até 21/01/2022, as empresas do Alentejo Litoral podem submeter propostas para desenvolvimento de projetos de investimento no âmbito do Fundo para uma Transição Justa.
Os investimentos produtivos a apoiar deverão contribuir para:
• a diversificação, modernização e reconversão da economia, expansão de novas indústrias e novos serviços para apoiar a transição climática e energética;
• a implantação de tecnologias, sistemas e infraestruturas para energias limpas a preços acessíveis, incluindo tecnologias de armazenamento de energia, e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Os projetos deverão criar emprego, dando prioridade aos trabalhadores da região, e serão privilegiados todos os que visem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis nas áreas acima descritas.
A região do Alentejo Litoral e os seus trabalhadores enfrentam novos desafios socioeconómicos decorrentes do encerramento da Central Termoelétrica a carvão de Sines, que se tentam minimizar através do apoio a novos investimentos que promovam a substituição/reconversão da atividade económica e fortaleçam uma dinâmica de inovação.
As empresas podem, desde já, planear investimentos futuros, sendo que a concessão dos apoios, bem como os respetivos montantes, serão publicados em breve num aviso para a apresentação de candidaturas.
A apresentação de propostas deve ser efetuada através de formulário eletrónico no
Balcão 2020 e todos os esclarecimentos podem ser solicitados pelos canais de comunicação
alentejo2020@ccdr-a.gov.pt ou +351 800 205 238 (Linha Verde).