Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-22 às 21h46

Empresários e investigadores discutem papel dos sistemas e tecnologias espaciais na recuperação económica

Empresários e investigadores de Portugal e da Europa reúnem-se em Lisboa para discutir o papel dos sistemas e tecnologias espaciais na recuperação económica de Portugal e da Europa.

O evento «Space in the Recovery of Portugal and Europe - Towards an European Innovation and Resilient Agenda» acontece esta sexta-feira, dia 23 de abril, a partir das 15 horas, no Teatro Thalia, em Lisboa, com transmissão em direto, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, na sessão de abertura, ficando a sessão de encerramento, pelas 16h50, a cargo do Ministro Manuel Heitor e do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

O evento inclui:

1. A apresentação do plano de instalação da empresa alemã Rocket Factory Augsburg AG (RFA) em Portugal, no âmbito de uma parceria com o CEiiA para a conceção e industrialização de micro-lançadores para pequenos satélites;

2. A apresentação dos planos de construção e promoção de novas constelações de satélites, designadamente pelo AIR Centre e a empresa espanhola HISPASAT, assim como pelo novo consórcio GEOSAT, recentemente criado entre a empresa OMNIDEA, o CEiiA e o AIR Centre;

3. A apresentação, pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) da evolução dos últimos dois anos da estratégia espacial portuguesa para 2030, Portugal Space 2030, e as perspetivas futuras para o setor espacial em Portugal e na Europa, assente na cooperação internacional e na articulação de diferentes fontes de financiamento para os próximos anos.

Trata-se do primeiro de um conjunto de encontros a nível nacional, a continuar desde já no dia 26 de abril na Ilha de Santa Maria, nos Açores, e que reúnem empresários nacionais e europeus na área espacial tendo em vista o reforço da inovação e industrialização do setor.

Tags: espaço