Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-15 às 17h24

Emissão de dívida europeia é rampa de lançamento para a recuperação económica

A União Europeia registou hoje um momento inédito com a primeira emissão conjunta de dívida para financiar o Programa NextGenerationEU, o mecanismo extraordinário de emissão de dívida europeia que colocará à disposição dos Estados-Membros 800 mil milhões de euros para financiar os Planos de Recuperação e Resiliência dos países. Esta é uma peça central na resposta europeia à crise provocada pela Covid-19 e a rampa de lançamento para a recuperação económica dos Estados-Membros. 
 
"O arranque do NextGenerationEU reafirma o forte compromisso da União Europeia para uma recuperação sustentável, verde e digital. O dia de hoje é um marco para a nossa história europeia, pela solução sem precedentes de resposta comum à crise. A emissão de hoje dá-nos a garantia de que o dinheiro vai começar a chegar às economias muito em breve, o que juntamente com a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação já no decorrer desta semana, permitirá aos Estados-Membros começar a implementar os investimentos e reformas necessárias para a recuperação económica. 

Após a ratificação da Decisão de Recursos Próprios por todos os Estados-Membros em tempo recorde, estamos muito satisfeitos por termos conseguido dar mais este passo durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia". 
João Leão, 
Ministro de Estado e das Finanças / presidente do ECOFIN 
 
Foram colocados 20 mil milhões de euros nesta primeira emissão, a uma taxa de 0,086%. A procura superou 142 mil milhões de euros e foi sete vezes superior à oferta. Este forte apetite dos investidores pelas novas obrigações contribuiu para reduzir a primeira indicação de preço em 3 pontos base. 

O resultado desta emissão é indicativo do sucesso do programa de emissões que agora se iniciou e da confiança dos mercados no NextGenerationEU.  
 

Áreas:
Finanças