Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-11-23 às 16h04

Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura Científica é assinalado esta terça-feira, dia 24 de novembro, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, com um conjunto de iniciativas no concelho do Porto, a partir das 12h30.

O Ministro Manuel Heitor intervém na sessão de encerramento da cerimónia de abertura das Comemorações dos 30 anos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, pelas 12h30.

Naquele é também o Dia Mundial da Ciência, o CBQF aproveita para refletir acerca do trabalho desenvolvido na promoção da inovação e marcar o início de um novo ciclo na vida do Centro de Investigação e Laboratório Associado. A sessão pode ser acompanhada aqui.

Pelas 14h30 o MCTES participa na sessão de entrega de exemplares da Coleção "Ciência & Conhecimento" à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que decorrerá no Auditório do Parque Biológico de Gaia.

A Coleção "Ciência & Conhecimento", desenvolvida no âmbito dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal (1995-2020) por António Guterres sob a liderança de José Mariano Gago, será distribuída pelos equipamentos escolares, culturais e científicos do município, assinalando aquela que será a distribuição nacional por escolas, bibliotecas, Escolas e Clubes Ciência Viva.

Após a sessão o Ministro Manuel Heitor, acompanhado pela Presidente da Ciência Viva, Rosalía Vargas, visita a Escola Ciência Viva de Vila Nova de Gaia.

Às 19 horas o MCTES assiste no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, ao terceiro e último concerto do ciclo de concertos com prelúdio científico "O Tempo na Música e na Ciência", uma iniciativa no âmbito da iniciativa Exarp, um movimento que destaca as iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior, e das Comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal, comissariada pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, visando um cruzamento entre a Música e as Ciências, com o intuito de estabelecer simbioses criativas e estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista o enriquecimento cultural e científico de públicos cada vez mais vastos e heterogéneos.

O concerto de encerramento, "Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações", será antecedido pelo "Prelúdio Científico: O Tempo na Biodiversidade" por Sara Magalhães, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL.

Segue em anexo a folha de sala do concerto e da palestra que podem ser acompanhados em direto e que decorreram sob as orientações sanitárias e de saúde pública definidas pela Direção Geral da Saúde e em vigor devido à pandemia de Covid-19.
Tags: ciência