Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-21 às 9h41

Dia Internacional das Raparigas nas TIC

Para assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC (22 abril 2021), criado pela União Internacional das Telecomunicações, é lançada a Girl in ICT Week no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia, entre os dias 22 e 29 de abril. Serão dinamizadas várias atividades online de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas, envolvendo as entidades parceiras do projeto e instituições de ensino superior.

A semana arranca com o webinar «Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Conversas sobre Tecnologia», às 15h do dia 22 de abril, organizado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI), Rosa Monteiro, pelo programa InCoDe.2030, pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo .PT, contando com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no encerramento. Esta será também a primeira iniciativa do Fórum Portugal Digital, que continua de 3 a 6 de maio.

Neste webinar teremos a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o trabalho de oito mulheres profissionais das áreas das TIC (da CDI Portugal, Microsoft, Universidade de Aveiro, IBM, Sensei, Kirchhoff Automotive, DefinedCrowd, e Escola 42) e que são role model para as mais jovens. A transmissão será feita em direto em www.forumportugaldigital.pt e na página de Facebook da CIG

A Girl in ICT Week insere-se no objetivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias. Através da área da cidadania e da igualdade, o Governo tem procurado colocar este tema na agenda política e mediática, alertando, por exemplo, para a descida da percentagem de mulheres entre as pessoas diplomadas em TIC - passaram de 26% em 1999 para 17,5% em 2009, recuperando um pouco para os 21% em 2019. O que se pretende é melhorar estes indicadores, tal como os relativos ao mercado de trabalho.

Foi esse objetivo que, em 2017, levou à criação do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que já alcançou quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria. Uma iniciativa da SECI, é coordenado pela CIG, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo, atualmente, uma rede de 58 entidades parceiras onde se destacam empresas tecnológicas como a IBM, DefinedCrowd, Microsoft, Sensei e Siemens, 26 escolas básicas e secundárias e 13 instituições de ensino superior.

O projeto está agora integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa InCoDe.2030. 

Mais informação aqui.

Áreas:
Presidência