Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-03-08 às 9h34

Dia Internacional da Mulher - Ministério da Defesa Nacional reafirma o compromisso de continuar a desenvolver políticas em prol da igualdade

No Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, o Ministério da Defesa Nacional reafirma o compromisso de continuar a desenvolver políticas em prol da igualdade, que promovam uma maior participação das mulheres na Defesa e, em particular, nas Forças Armadas.

As medidas já implementadas pelo Ministério da Defesa Nacional, têm contribuído para um aumento sustentado do número de mulheres nas fileiras, representando 13% dos efetivos em 2020, o valor mais alto da última década, sendo a tendência de crescimento transversal aos três ramos.

Na categoria de oficiais, as mulheres já atingem os 20%, indício positivo do caminho para a paridade na liderança militar. Relativamente aos dirigentes civis da Defesa Nacional, o género feminino já representa 40%.

O Ministério da Defesa Nacional pretende consolidar estes progressos, mantendo entre as principais prioridades governativas a eliminação das barreiras à participação plena das mulheres, em particular através do Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade. 

No âmbito deste plano, destaca-se a criação do Gabinete da Igualdade do Ministério da Defesa Nacional, que cumpre hoje o primeiro ano de funcionamento, e o papel dos e das assessores/as de género, que apoiam as chefias militares na integração da perspetiva de género em todas as suas ações.

O objetivo final é a construção de uma instituição na qual mulheres e homens sejam livres de fazer as suas escolhas, tenham as mesmas oportunidades e possam aceder à sua liderança em pé de igualdade, transformando a Defesa numa escolha de futuro para todos e para todas.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi hoje publicada no Portal da Defesa Nacional, uma mensagem-vídeo do Ministro da Defesa Nacional.

Áreas:
Defesa Nacional