Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-08 às 11h03

Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Defesa Nacional reafirma o compromisso de continuar a desenvolver políticas em prol da igualdade, que promovam uma maior participação das mulheres na Defesa.

As medidas já implementadas pelo Ministério têm contribuído para um crescimento sustentado do número de mulheres em múltiplas funções e, hoje, a Defesa Nacional orgulha-se de incluir a temática da igualdade de forma transversal em todas as suas ações. 

Destacamos também o aumento da representação feminina nas fileiras das Forças Armadas, que no final de 2021 era de 13,2%, o valor mais elevado de sempre, que compara com os 11,4% que se registavam no fim de 2018, quando foi lançado o Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade.

É de sublinhar igualmente a criação da Unidade de Prevenção de Assédio (UPA), com a missão de monitorizar e acompanhar quaisquer denúncias relativas a condutas suscetíveis de consubstanciar assédio, violência sexual ou discriminação, quando praticadas por militares, militarizados ou civis que exerçam funções na Defesa Nacional. 
Áreas:
Defesa Nacional