Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-02 às 19h17

Deslocação do Primeiro-Ministro à Guiné Bissau e a Cabo Verde

O Primeiro-Ministro desloca-se nos próximos dias 5, 6 e 7 de março à República da Guiné Bissau e à República de Cabo Verde, deslocações que chegaram a estar previstas em 2021, não se tendo concretizado devido à evolução da pandemia Covid-19. 

Na visita bilateral à Guiné Bissau, 5 e 6 de março, estão previstos encontros institucionais com o Presidente da República, com o Presidente da Assembleia Nacional Popular e com Primeiro-Ministro da República da Guiné-Bissau. No programa da visita estão ainda previstos a deposição de uma oferenda floral no talhão português, cemitério municipal de Bissau, uma homenagem simbólica no Mausoléu Amílcar Cabral e dos Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, na Fortaleza de Amura, e um encontro com a Comunidade Portuguesa. 

No domingo, dia 6 de março, partindo de Bissau, o Primeiro-Ministro desloca-se para a cidade da Praia, Cabo Verde, onde no dia seguinte ocorrerá a VI Cimeira Portugal-Cabo Verde. Além de um encontro entre o Primeiro-Ministro e o seu homólogo de Cabo Verde, haverá uma reunião plenária, finda a qual serão assinados diversos instrumentos de cooperação no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação com Cabo Verde. Está ainda previsto um encontro com o Presidente da República de Cabo Verde e uma visita à Escola Portuguesa de Cabo Verde.