Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-20 às 10h00

Deslocação a Bruxelas da Secretária de Estado do Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, integrou a delegação da Organização Mundial de Turismo (OMT) que se deslocou ao Parlamento Europeu e que se reuniu com dirigentes da Comissão Europeia, com o objetivo de reforçar a importância do turismo no contexto da Agenda europeia e, sobretudo, no âmbito do Acordo Verde Europeu.

Recorde-se que este Acordo (Green Deal) fundamenta a estratégia europeia para o desenvolvimento sustentável e para a criação de emprego.

Rita Marques teve a oportunidade de sublinhar que a Europa é o principal mercado emissor mundial, sendo responsável por cerca de 80% dos turistas estrangeiros que visitam Portugal e que a Estratégia do Turismo 2027 está fortemente comprometida com objetivos de desenvolvimento sustentável em Portugal.

A concretização de Lisboa como Capital Verde Europeia em 2020 foi outra das notas que a Secretária de Estado salientou e que justificou a integração nesta missão liderada pelo Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

"Dos encontros que tivemos a oportunidade de manter, destaco a importância da reunião com a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, na qual falámos do desenvolvimento do turismo em zonas de interior e rurais, clima e emprego entre os temas", disse a Secretária de Estado.

"Vincámos a necessidade de prosseguir o trabalho conjunto de combater a sazonalidade e a concentração geográfica. Estamos apostados em provar que a sustentabilidade é e será cada vez mais um foco para oferecermos qualidade, diversidade e até felicidade a quem nos visita", acrescentou.

A delegação reuniu-se com representantes do Comissário Timmermans, responsável pelo Acordo Verde Europeu, e com representantes do Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pelo Modelo Social Europeu.

Na comitiva estavam ainda os governantes com a pasta do Turismo de Espanha e da Croácia, país que tem neste momento a presidência rotativa da União Europeia.