Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-24 às 13h22

Défice do 1.º Trimestre já reflete impacto da pandemia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta manhã a estimativa das contas públicas e das contas externas relativamente ao primeiro trimestre de 2020. Depois de em 2019 ter atingido, pela primeira vez em democracia, um saldo excedentário (+0,2% do PIB), a estimativa reflete já o forte impacto que a pandemia da Covid-19 teve na evolução da economia portuguesa.

Desse modo, no primeiro trimestre de 2020, o saldo orçamental das Administrações Públicas registou um défice de -1,1% do PIB (-570,9 milhões de euros), refletindo o efeito da pandemia a partir de março.

A evolução do saldo orçamental é explicada por um crescimento da despesa total (4,3% em termos homólogos) superior ao crescimento da receita (1,1% em termos homólogos). No caso da despesa destaca-se o crescimento significativo dos Subsídios (+18%), e dos consumos Intermédios (+9,3%), em particular na saúde. Saliente-se ainda que este resultado acontece em simultâneo com um crescimento homólogo do investimento público de 23,7%, em linha com o previsto no orçamento, refletindo o reforço dos recursos dedicados à melhoria dos serviços públicos e das infraestruturas.

Em termos de contas externas, a economia portuguesa registou uma necessidade de financiamento no primeiro trimestre de 2020 (-544 M€), explicada em grande medida pelo défice orçamental das contas públicas.

No entanto, no ano acabado no primeiro trimestre, a economia portuguesa apresentou capacidade de financiamento (+1 336 M€), continuando dessa forma a apresentar um excedente das suas contas externas. Os dados refletem também as condições económicas e orçamentais sólidas de Portugal em 2019, que permitem que os Portugueses tenham hoje confiança na resposta aos desafios que se colocaram no primeiro trimestre do ano.

Os resultados da consolidação orçamental estão hoje ao serviço dos Portugueses, num momento de emergência nacional, decorrente da pandemia de Covid-19. O Governo mantém o compromisso com o rigor e a disciplina das contas públicas que asseguram a melhor gestão financeira e orçamental para o País.
Tags: finanças
Áreas:
Finanças