Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-02-08 às 10h14

Defesa Nacional assina protocolo de colaboração com Universidade de Coimbra

Foi assinado um protocolo de cooperação técnico-científica entre a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, que tem a missão de conceber e executar a política ambiental do Ministério da Defesa Nacional, e a Universidade de Coimbra.

O protocolo está em linha com a recente revisão da Diretiva Ambiental para a Defesa Nacional, através do Despacho n.º 149/2020, de 7 de janeiro, que releva o contributo da inovação e difusão do conhecimento científico para a melhoria do desempenho competitivo nacional e o relacionamento entre os sistemas de ensino e investigação e os serviços da Administração Pública. 

Esta parceria com a Universidade de Coimbra visa o desenvolvimento de iniciativas de cooperação técnica e científica no domínio da gestão e avaliação ambiental, da preservação da biodiversidade e do ordenamento do território, da gestão da energia e dos recursos naturais e da economia circular. No âmbito do protocolo estão igualmente incluídas a implementação de instrumentos de gestão ambiental, em infraestruturas afetas à Defesa Nacional, e a colaboração em alguns domínios do ensino e da formação, através da realização conjunta de cursos, conferências ou seminários. 
 
No sentido de aprofundar sinergias com instituições de ensino superior para as questões ambientais, foi também assinado recentemente um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria, no passado mês de dezembro. 

A crescente relação entre o domínio ambiental e a Defesa Nacional notabiliza-se igualmente pela atribuição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente que todos os anos distingue, desde 1993, as melhores práticas e projetos ambientais.
 
Áreas:
Defesa Nacional