Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-08 às 16h22

Da importação à exportação de zaragatoas através da colaboração ciência-indústria

A produção industrial de zaragatoas para testes clínicos para a Covid-19 é lançada esta quarta-feira, dia 8 de abril, pela empresa Hidrofer, de Famalicão, em colaboração com o Centro Académico Clínico Algarve Biomedical Center (ABC) e o Instituto Superior Técnico (IST) com uma produção diária estimada em mais de 50.000 unidades por dia.

Esta produção vai suprimir as atuais necessidades, sendo o consumo diário atualmente de cerca de 12 mil unidades em todo o país.

As zaragatoas são instrumentos essenciais para a colheita de material biológico destinado à realização dos testes para a despistagem da COVID-19 e o excesso de procura no mercado mundial tem tornado complexa a aquisição das mesmas.

O ABC começou por consultar a listagem de materiais que, segundo a Organização Mundial de Saúde, devem ser utilizados nas zaragatoas virais para detetar a Covid-19 e em articulação com a startup Mark 6 Prototyping definiu os materiais indicados para as produzir.

Após os testes de validação, foram estabelecidas com a HIDROFER as linhas estratégicas para a produção massificada.

A empresa dirigiu a sua produção para a realização de zaragatoas de Dacron, matéria prima mais adequada para detetar a COVID-19, o Instituto Superior Técnico irá realizar a esterilização das zaragatoas e o ABC produzirá e disponibilizará o líquido de transporte necessário para colocar a zaragatoa após a sua colheita. A formação desta parceria contou com o apoio fundamental da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, através da Administradora Executiva Elsa Henriques, e a contou ainda com a colaboração do Presidente do Conselho Diretivo do ABC, Nuno Marques, e do médico Nuno Mourão do ABC, do Administrador da Hidrofer, Hélder Silva, e do Presidente do IST, Rogério Colaço, através dos Laboratórios de Loures.

É no âmbito desta parceria que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra do  Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, visitaram esta quarta-feira, dia 8 de abril, a empresa Hidrofer, em Famalicão, onde assistiram à linha de produção de zaragatoas.