Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-09-03 às 18h34

Cultura e Netflix em diálogo para reforçar a colaboração em Portugal

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, reuniram-se esta tarde com representantes da Netflix e da Produtora Vancouver Media, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A reunião assinalou o trabalho desenvolvido pela plataforma em Portugal, nomeadamente, as rodagens da série La Casa de Papel, que decorrem neste momento na região de Lisboa.

Esta é a primeira grande produção internacional da Vancouver para a Netflix em Portugal, e resulta da colaboração com este Ministério, que tem procurado articular a atividade de empresas como estas com os interesses dos profissionais e entidades do setor do cinema e do audiovisual no país.

Depois do Concurso de Escrita e Desenvolvimento de Argumento Netflix | ICA, que atribuiu 10 prémios a projetos de ficção e documentário, e do qual pode ainda resultar a avaliação de um ou mais projetos para futura produção pela Netflix, as rodagens desta semana, assim como a reunião de hoje, sinalizam o intuito da Netflix estreitar a colaboração com Portugal nas várias fases da cadeia de produção do setor.

O Cinema e o Audiovisual são áreas estratégicas para a cultura e para a economia nacional, e a diversificação dos agentes que operam no setor, das fontes de financiamento da criação cinematográfica e audiovisual, e das obras que resultam desta atividade, tem um retorno assinalável para o país.
Áreas:
Cultura