Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-11-14 às 11h37

Crescimento económico no terceiro trimestre de 2019 mantém-se resiliente

No terceiro trimestre de 2019 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, em termos reais, 1,9% em termos homólogos e 0,3% em cadeia, de acordo com a primeira estimativa publicada hoje pelo INE.

A economia portuguesa cresceu pelo 22º trimestre consecutivo, mantendo, na comparação homóloga, a mesma dinâmica de crescimento registada no trimestre anterior; e ultrapassando uma vez mais o crescimento da área do euro e da União Europeia, respetivamente 1,1% e 1,4%.

O crescimento do PIB continua a ser pautado pelo crescimento do emprego e pela redução do desemprego. No terceiro trimestre de 2019, foram criados mais 45 mil empregos (+0,9%) por comparação com o terceiro trimestre de 2018, enquanto que o número de desempregados diminuiu em cerca de 29,3 mil em igual período, correspondente a uma redução da taxa de desemprego em 0,6 pp para 6,1%, o menor valor desde 2003.

Portugal reforça assim a trajetória de convergência face à Europa que perdura já há mais de dois anos e manifesta resiliência relativamente à degradação do ambiente macroeconómico externo que tem marcado os trimestres mais recentes.

A recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas são pilares fundamentais para a atual dinâmica da economia portuguesa e bases sólidas para a sua evolução futura.
Tags: crescimento
Áreas:
Finanças