Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-14 às 18h26

Crescimento económico acelera no 4.º trimestre de 2019

De acordo com a estimativa rápida publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou no 4.º trimestre de 2019 para 2,2% em termos homólogos e 0,6% em cadeia (respetivamente +0,3 e +0,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior).
   
A economia portuguesa cresce, em cadeia, há 23 trimestres consecutivos (25 em termos homólogos). É de destacar, na evolução mais recente, a aceleração do crescimento das exportações, especialmente relevante atendendo ao quadro de abrandamento da atividade económica internacional, com particular incidência na área do euro e na União Europeia - crescimento homólogo de 0,9% e 1,2%, respetivamente (-0,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior) e 0,1% em cadeia (-0.2 pontos percentuais do que no trimestre anterior).  

No conjunto do ano de 2019, a economia portuguesa cresceu 2%, +0,8 pontos percentuais do que a área do euro (1,2%) e +0,6 pontos percentuais do que a União Europeia (1,4%). Portugal reforça, assim, o processo de convergência que se estende já por 4 anos consecutivos relativamente à área do euro e 3 face à União Europeia.   

A convergência com os parceiros europeus tem vindo a ocorrer em paralelo com o processo de consolidação orçamental e a manutenção do equilíbrio das contas externas – uma combinação sem precedentes desde a adesão de Portugal à moeda única.  

Áreas:
Finanças