Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-16 às 16h40

Corpo Europeu de Solidariedade e Erasmus+ com «nova vida» nos próximos 7 anos

Viana do Castelo será palco do maior evento da área da Juventude no âmbito da Presidência do Conselho da União Europeia. Esta sexta-feira, dia 18 de junho, a cidade abre as portas aos mais jovens e acolhe a sessão de lançamento europeu dos dois mais emblemáticos programas europeus de intercâmbio juvenil.

Os eventos decorrem no Centro Cultural de Viana do Castelo.

No período da manhã, a partir das 11h30, será feita a divulgação europeia do novo quadro plurianual do Corpo Europeu de Solidariedade, um programa de voluntariado jovem que, apesar da situação epidemiológica, faz com que, neste momento, cerca de 150 jovens de toda a Europa estejam em Portugal, integrados nas mais diversas associações juvenis e projetos de solidariedade, de norte a sul do país. Estes jovens foram convidados a assistir e/ou participar nesta sessão, presidida pelo Ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela a área da Juventude, e que conta com a presença do Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, responsável, entre outros, pela coordenação de dossiers como o Espaço Europeu de Educação, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, e da Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

A sessão será precedida de uma visita à Escola Secundária de Santa Maria Maior (cujo projeto pedagógico aposta fortemente nas questões europeias), onde um grupo de jovens (italianos e alemães), que estão na cidade vianense no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, estarão a dinamizar uma ação de divulgação deste programa junto dos alunos daquele estabelecimento de ensino, que celebra anualmente a "Semana Maior", com múltiplas atividades.

O Corpo Europeu de Solidariedade tem como missão ajudar os jovens a participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. Os jovens podem participar em atividades de voluntariado e projetos de solidariedade, a nível local, em diversas áreas: educação e formação, cidadania e participação democrática, ambiente e proteção da natureza, migração, cultura, entre outras.

Da parte da tarde, a partir das 14h00, decorre a apresentação europeia do novo ciclo do programa Erasmus+, com mais de 30 anos de existência, e que já permitiu a mobilidade de 10 milhões de participantes em toda a Europa e do qual Portugal foi um dos países pioneiros.

Os detalhes do programa serão divulgados esta quinta-feira.
Tags: juventude
Áreas:
Educação