Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-16 às 12h17

Cooperação entre universidade e indústria cria nova máscara

A MOxAd-Tech, uma máscara reutilizável e antimicrobiana inovadora, certificada pelo CITEVE, resultou de uma parceria entre o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho com a marca de vestuário MO da Sonae Fashion e a fabricante Adalberto, e será apresentada esta segunda-feira, dia 18 de maio, ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, na fábrica Estamparia Adalberto, em Rebordões, a partir das 10 horas. 

Trata-se de um exemplo de cooperação entre a comunidade académica e científica com a indústria, visando o desenvolvimento de um produto de proteção individual totalmente pensado e produzido em Portugal, acessível à população, para fazer face à atual pandemia. 

As máscaras MOxAd-Tech são antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias, com tecnologia acreditada a nível internacional. Em termos nacionais, está certificada pelo CITEVE como máscara social de nível 2 profissional, e do ponto de vista de retenção de partículas, a MOxAd-Tech garante uma capacidade de 95%. 

O Ministro Manuel Heitor faz-se acompanhar pelo Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, pelo Diretor Geral do CITEVE, António Brás Costa, e por diversos investigadores envolvidos no desenvolvimento da MOxAd-Tech, incluindo Pedro Simas, Virologista do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.