Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-27 às 15h32

Conselho de Ministros da Competitividade da UE discute cooperação na investigação e inovação

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa na reunião do Conselho da Competitividade, vertente Investigação, esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 10 horas (hora local), no Edifício Europa, em Bruxelas. 

O Conselho da União Europeia, atualmente presidido pela Croácia, focar-se-á no debate acerca do Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), criado em 2008, que reúne universidades, laboratórios de investigação e empresas que em conjunto formam as Comunidades de Conhecimento e Inovação (CCI). O debate dos Ministros centrar-se-á no papel do EIT e das CCI no futuro programa-quadro, o Horizonte Europa, no sentido de definir uma abordagem estratégica que vise a cooperação internacional no domínio da investigação e da inovação. 

Na sexta-feira haverá ainda um encontro informal entre os Ministros centrado no papel da investigação e inovação no desenvolvimento do Pacto Ecológico Europeu, incluído na estratégia da Comissão Europeia para implementar a Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.