Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-12-30 às 12h16

Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) - 2020-2023

O CCES é um órgão consultivo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que está previsto no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, tendo como missão o acompanhamento e aconselhamento das políticas públicas de ensino superior. 

O CCES para a presente legislatura, 2020-2023, passa a ser presidido por Célia Reis (CEO da empresa Altran), integrando ainda Rodrigo Costa (CEO da REN), Andrée Sursock (Associação Europeia das Universidades, EUA), Han Brezet (Univ. Técnica de Delft, Holanda), José Manuel Fonseca de Moura (Universidade de Carnegie Mellon, EUA), Ruaidhri Neavyn (Instituto de Tecnologia de Dublin,  Irlanda) e Wilhelm Krull (Fundação Volkswagen, Alemanha), nomeados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), e ainda João Sàágua (reitor da Universidade Nova de Lisboa) e Ana Costa Freitas (reitora Universidade de Évora), nomeados pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Pedro Dominguinhos (Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal) e Maria José Fernandes (Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Barcelos), nomeados pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, José Amado da Silva (representante da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado), Sofia Escária (representante dos estudantes do ensino universitário) e Tiago Diniz (representante dos estudantes do ensino politécnico). 
Integram ainda o CCES, o Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Alberto Amaral, o Diretor-Geral do Ensino Superior (DGES), João Queiroz, e a Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira.

CCES reúne pela primeira vez nesta legislatura a 24 de janeiro de 2020

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende que o Conselho Coordenador do Ensino Superior contribua para a expansão do ensino superior português e para a sua crescente internacionalização, além de ser um dos seus representantes na Europa e no mundo. A primeira reunião do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) da presente legislatura realiza-se a 24 de janeiro de 2020, sexta-feira, das 10h00 às 16h00, no Teatro Thalia, em Lisboa.

A agenda de trabalhos da reunião é a seguinte:

1. Enquadramento da Proposta de Lei Orçamento de Estado 2020;
2. Contrato de legislatura para o ensino superior 2020-2023;
3. Dinâmicas do mercado de emprego e relação com a evolução da oferta de ensino superior;
4. Emprego científico: Relatório do Grupo de Avaliação de Alto Nível, coordenado por Helena Nazaré;
5. Reforço da participação em Programa Europeus e Redes europeias – PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network);
6. Projetos piloto de valorização Interior (nomeadamente Barcelos, Castelo Branco, Tomar, Santarém, Chaves, entre outros);
7. Acesso ao ensino superior: i) revisão do regime legal de acesso para estudantes provenientes de vias profissionalizantes; ii) estudantes internacionais; iii) preparação do acesso para 2020/21 (relatório preliminar pelo grupo de preparação, coordenado por João Guerreiro).